O acúmulo de gordura corporal localizado pode ser causado tanto pela falta de exercícios físicos quanto pela dieta hipercalórica. Atualmente, tal disfunção é considerada uma epidemia mundial com sérias consequências sociais.
O tecido adiposo, comumente conhecido como gordura, apresenta metabolismo dinâmico e constitui-se como o principal local de armazenamento de energia, que será liberada de acordo com as necessidades do organismo. As células adiposas dos seres humanos encontram-se distribuídas por todo corpo, estando localizadas, em maior parte, nos tecidos subcutâneos (50%), em torno dos órgãos internos na cavidade abdominal (45%) e em menor concentração no tecido intramuscular (5%). As mulheres apresentam convencionalmente um acúmulo periférico, devido ao seu biótipo normalmente ginóide.
O ultrassom tem a capacidade de diminuir perímetros corporais e a espessura de dobras cutâneas dos locais tratados. Pesquisas mostram que as ondas sonoras podem induzir lipólise externa do tecido adiposo subcutâneo, reduzindo os depósitos locais de gordura.
O ultrassom focalizado, ou ultrassom ablativo, possui a capacidade de acumular em um pequeno foco uma energia suficiente para aumentar significativamente a temperatura e necrosar (lesionar) o tecido adiposo. O efeito térmico pode causar a elevação da temperatura local superior a 58 °C, gerando necrose por coagulação do adipócito. Os detritos celulares e lipídios são removidos no prazo de 12 semanas.
A criolipólise é uma das tecnologias mais recentes para o tratamento do contorno corporal no mercado mundial. O aparelho é baseado no fato de que, quando modulamos e controlamos a exposição do sistema tegumentar ao frio, é possível danificar os adipócitos e reduzir dobras cutâneas sem que isso gere danos na epiderme e derme.
É um aparelho emissor de onda eletromagnética que gera calor por conversão. Com frequência compreendida entre 30 kHz e 300 MHz, a mais utilizada é entre 0,5 e 1,5 MHz. A radiofrequência é capaz de reduzir de forma acentuada os adipócitos da área tratada, pois eleva a temperatura na gordura subcutânea a 45-46 °C.
A intradermoterapia ou mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos através de injeção na pele ou subcutâneo, este é o tratamento mais recomendado pela Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME) para a perda de gorduras localizadas.